Poemetos

Um lugar para expressão de tudo quanto vivo -------------------------------------- Permitida a livre reprodução, com citação da fonte.

sábado, 2 de julho de 2011

Falecimento de Itamar Franco

Como muitos sabem, o Presidente Itamar formou-se na Escola de Engenharia, hoje parte da Universidade Federal de Juiz de Fora. Assim, a UFJF soltou Nota Oficial e declarou Luto pelo seu passamento.
O Presidente Itamar doou todo o seu Arquivo Público para a UFJF que é, agora, preservado para estudo e para a História.
Segue a nota Oficial : http://poemetos-lamim.blogspot.com/2011/04/julgamento-do-mensalao-algumas.html
NOTA OFICIAL

“O Justo florescerá como a palmeira”. A UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, nesse sábado, compartilha com os juizforanos e brasileiros a perda do grande homem público que foi Itamar Franco.
Chamado diversas vezes na história ao centro da ação política engrandeceu, com firmeza, os ideais cultivados nas nossas Minas Gerais e, especificamente, aqueles ideais acalentados na nossa cidade, terra de Murilo Mendes, de Pedro Nava e tantos nomes que ilustram as Artes, a Cultura, a Ciencia e a Política.
No momento de grave crise institucional, o Presidente Itamar Franco conduziu o País na normalidade democrática, garantindo a travessia segura para os novos tempos que se abriram. Foi dele a condução econômica que levou à criação do Plano Real, tirando o Brasil da lista dos países com economia descontrolada. Foi pelo arrojo de nosso Presidente que o Brasil pôde começar a planejar o futuro, sem as amarras da inflação descontrolada, que prejudicava os mais pobres e impedia o País de crescer.
Foi também pela ação firme do Presidente Itamar que o Cine-Theatro Central, uma das mais belas salas de espetáculos do Brasil, permaneceu preservado, passando a fazer parte do patrimônio de nossa Universidade.
O Grande Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco, Prefeito, Governador, Senador, aprendeu a arte da política ainda nos bancos universitários, sendo orgulho de nossa Universidade tê-lo entre nossos alunos, na antiga Escola de Engenharia, hoje Faculdade de Engenharia da UFJF.
Como gesto de pertença à nossa Comunidade Universitária, fez doação de todo o patrimônio do Instituto Itamar Franco para nossa Universidade, doação que foi aceita pelo Egrégio Conselho Superior. Pensávamos, a Universidade e ele, em celebrar publicamente a incorporação de seus arquivos quando a doença que o vitimou foi descoberta. De todo modo, a Universidade Federal de Juiz de Fora, como guardiã de seus documentos e arquivos, tudo fará para manter acesos os ideais que o guiaram em vida.
O Presidente Itamar, um dos nossos tantos alunos que se destacaram em suas mais diversas atividades, soube honrar o lema de nossa Universidade Federal de Juiz de Fora “Lumina Spargere”, espalhar luz. Foi isso que ele buscou em toda a sua vida política, levar luzes da dignidade, da moralidade, da competência a todos os campos de atuação estatal.
A Universidade Federal de Juiz de Fora se solidariza com todos os brasileiros e, também ela, está de luto pela perda de um verdadeiro filho de nosso Brasil, que soube honrar a Pátria.
HENRIQUE DUQUE DE MIRANDA CHAVES FILHO
Magnífico Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora.



PORTARIA S/N, DE 02 DE JULHO DE 2011.
Decreta luto Oficial de sete dias pelo falecimento do Senador Itamar Franco e dá outras providências.

O MAGNIFICO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias.
Considerando que o Senador Itamar Augusto Cautiero Franco faleceu nessa data, em São Paulo;
Considerando que o Senador foi aluno de nossa Escola de Engenharia;
Considerando que elevou o nome da cidade e da Universidade, por sua vida ética e por seu árduo trabalho em favor do Brasil;
Considerando que o Senador Itamar granjeou respeito e admiração de toda a Comunidade Acadêmica e do Povo;
Considerando que o Senador Itamar foi exemplo de Homem Público, probo em todas as suas ações;
Considerando ainda que a Universidade, por doação do Senador Itamar franco, é guardiã de seus arquivos e documentos;
RESOLVE:
Art.1º Decretar luto oficial de 07 (sete) dias pelo falecimento do Senador Itamar Augusto Cautiero Franco em todas as Unidades e órgãos da Universidade Federal de Juiz de Fora, inclusive nos Pólos de Educação a Distância nas mais diversas cidades.
Parágrafo Único. O luto será contado a partir do dia 02 de julho de 2011.
Art.2º Revogam-se as disposições em contrário.
Publique-se por afixação.
Juiz de Fora, 02 de julho de 2011.
HENRIQUE DUQUE DE MIRANDA CHAVES FILHO
MAGNIFICO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário