Poemetos

Um lugar para expressão de tudo quanto vivo -------------------------------------- Permitida a livre reprodução, com citação da fonte.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

São Bento

Hoje, 11 de julho, é dia do Santo Patriarca Bento, que inspirado pelo Espírito de Deus escreveu a Regra que ainda anima diversos grupos de homens e mulheres que se dispõem à contemplação ativa e a atividade orante nos mosteiros espalhados pelo mundo.
São Bento, Padroeiro da Europa, que hoje vive uma das mais graves crises, provocada pelo laicismo militante e pela negação (ou tentativa de) das raízes cristãs da civilização européia, que tantos frutos trouxe ao mundo.
São Bento que deixou assente que se deve orar e trabalhar, buscando sempre a santificação e a proximidade e amizade com Deus.
São Bento que deixou nos mosteiros instrumentos de perpetuação da cultura. Aqueles monges, fieis discípulos, pela guarda e cópia de antigos manuscritos, permitiram que a cultura ocidental não se perdesse e que se desenvolvesse.
São Bento que soube enfrentar o Demônio (esse mesmo que hoje alguns insistem em negar e/ou transformar em mera alegoria, mas que nos tenta e tenta construir um império, pelo domínio do homem através de seus desejos).
O que vem abaixo foi Retirado do site www.osb.org.br


“Na frente da medalha (veja foto) são apresentados uma cruz e entre  seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti - "Cruz do Santo Pai Bento".
Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux - "A cruz sagrada seja minha luz".
Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux - "Não seja o dragão meu guia". 
No alto da cruz está gravada a palavra PAX ("Paz"), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.
À partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana - "Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas - "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!". 
Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA - MUNIAMUR - "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte".
É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.” 
Oração para alcançar alguma graça: 
 
  Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranqüilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça  ... que vos suplicamos, finalmente, vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso. 
Amém.
E rezemos a São Bento para que ele interceda junto a Deus por nós e nos livre do domínio do demônio e de seus venenos.
E rezemos a São Bento para que ele proteja o Santo Padre, gloriosamente reinante em Roma, que escolheu também ele ser Bento e recordar à Europa que não pode haver civilização ocidental sem cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário