Quando a escola deseduca (ou quando a Educação passa a ser o problema)
Em um site voltado para alunos da primeira a quinta série do Ensino Fundamental (Ensino Básico),[ http://www.escolakids.com/che-guevara.htm ] encontra-se essa pérola escrita por um professor de história:
“CHE GUEVARA
Em 14 de Junho de 1928, na província de Rosário, Argentina, nasceu Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido como Che Guevara. Teve asma ainda criança e, por conta disso, sua família se mudou para Córdoba, região campestre da Argentina onde o ar é mais puro. Desde pequeno gostava de ler. E por conta do gosto pela leitura, passou no vestibular para Medicina. Quando estava na faculdade desenvolveu uma vontade imensa de ajudar seu próximo. Sendo assim, ao final de seu curso, saiu em uma viagem com seu amigo Alberto para conhecer os lugares mais pobres da América Latina e tratar os doentes, sem cobrar nada.
Quando voltou de sua viagem, sua cabeça havia mudado. Che Guevara presenciou tantas injustiças que resolveu fazer algo para mudar a situação. Estudou mais ainda sobre Política, História, Geografia e Filosofia e se alistou no exército revolucionário Cubano. Cuba, assim como vários países da América, estava sendo controlada pelos Estados Unidos. Os cubanos viviam em péssimas condições, sem saúde, sem escolas e sem emprego. E os Estados Unidos contribuíam cada vez mais com o sofrimento dos cubanos. Che conheceu Fidel Castro, líder do exército revolucionário cubano, e junto de outros companheiros, expulsaram os estadunidenses de Cuba.
A paz voltou a reinar na Ilha. As crianças voltaram para a escola, os pais voltaram para seus empregos e os cubanos puderam ter uma vida mais digna. O governo cubano investiu em educação, cultura, saúde e nos esportes. Hoje, uma das melhores universidades de medicina se encontra em Cuba. Nos esportes, os cubanos também se destacam, ganhando muitas medalhas nas competições mundiais.
No entanto, Che Guevara ainda não estava contente e rumou para Bolívia, a fim de lutar contra os Estados Unidos, novamente. Lá, traído e dedurado por seus companheiros, foi morto covardemente. Che Guevara não está mais entre nós, mas seus ensinamentos ficaram para refletirmos, agirmos e construirmos um novo mundo, sem injustiças, sem fome, sem violência e em paz”.
Por Demercino Júnior
Graduado em História
Equipe Escola Kids
Vamos por partes.
1) E por conta do gosto pela leitura, passou no vestibular para Medicina. Ao que se saiba, as pessoas em regra passam em vestibulares da área de saúde porque gostam das matérias afetas à área: biologia, química, um pouco de física...
2) Ele não saiu para ajudar pessoas. Saiu para tentar convencer e doutrinar pessoas pobres de que sua visão de mundo, distorcida e fascinora, era a correta. Usou da medicina como arma de convencimento, nunca como meio eficaz de tratamento.
3) é fato que ele e Fidel ajudaram a derrubar o Governo Cubano. Mais fato ainda que auxiliou em julgamentos sem defesa e sem juízes, onde só a acusação tinha vez e voz. Ou que determinou a morte de muitos somente porque assim queria, sem sequer o direito de se defender, ainda que num simulacro de justiça. É um homem que deixou registrado em seu diário o mais profundo desprezo pela vida humana. Foi capaz de corromper e destruir o Juramento de Hipocrates em cada ato de sua vida, por todos os meios possíveis e imagináveis.
4) Interessante que para o professor, é belo e bom expulsar os “estadunidenses” (forma imbecil e esquerdopata de definir o s Estados Unidos da America, ou americanos), mas é ao mesmo tempo bom e belo que a ditadura cubana, por meio de Che, invadisse e interferisse na soberania dos países africanos e na soberania boliviana. Sempre quis saber qual o critério da esquerda para definir porque um mesmo ato é bom ou mal a depender não dos efeitos, mas de quem o pratica.
Não é por acaso que a diferença mais visível entre as pessoas de bem e um esquerdista é que as pessoas de bem odeiam ditaduras, quaisquer ditaduras, de direita, de centro, de esquerda, sem lado. Todo esquerdista, porém, tem um ditador pra chamar de seu. Essa idolatria a uma dupla de facínoras assassinos como Fidel e Che, só comprova a tese de que o pessoal da esquerda, para construir o novo homem, adora destruir o homem velho pelos mais diversos meios: paredões, fuzilamentos, enforcamentos, gulags etc., etc., etc.
Então vejamos, para o professor a invasão da Bolívia para tentar derrubar governos é um ato heróico. E tem gente que ainda acredita nisso.
5) sugiro buscarem dados comparativos entre o pré e o durante Fidel (já que o homem não larga o osso e comanda com mão de ferro a Ilha). Os dados educacionais são parecidos e o que houve foi uma diminuição econômica causada pela má gestão estatal. Aliás, sugiro que busquem na lista de grandes fortunas o nome de Fidel, vão se surpreender.
6) Conheco a estrutura de ensino de Cuba. Dizer que as Faculdades de mewdicina de lá são boas é uma triste piada. Muitos brasileiros, para fugirem dos vestibulares daqui ou apaniguados de partidos de esquerda, fazem a faculdade de medicina em Cuba. Ao fazerem os exames de validação aqui no Brasil, com provas fáceis e básicas, o índice de reprovação é superior a 90%. Eles não sabem interpretar um simples exame de ultrassom, simplesmente porque é equipamento raríssimo em Cuba. Têm dificuldade imensa de entender um eletrocardiograma, porque nunca viram um durante todo o período de faculdade.
7) a melhor prova de que Cuba não é um paraíso é o índice de fugas e tentativas de fuga da Ilha. Os cubanos buscam a fuga em balsas precaríssimas no mar do Caribe, infestado de tubarões. Um regime bom e justo não causaria tamanha repulsa e fuga.
8) Os cubanos não tem papel higiênico, só compram comida no mercado negro, já que a libreta não funciona ou tem porções insuficientes para uma pessoa. Os médicos ganham mal (a única “virtude” de Cuba é que as prostitutas e garotos de programa nos locais turísticos possuem diploma e uma médica ganha mais num programa de prostituição de uma hora do que num mês de salário do estado). Os cubanos não tem liberdade, não tem acesso a meios de comunicação independentes, podem ser presos por discordar.
Por fim, comparando a Cuba real e o Che verdadeiro com esses parágrafos michos do citado professor há que se dizer algumas coisas:
a) É preciso descontaminar as Faculdades. É preciso que as pessoas estudem e ensinem história sem doutrinação e sem ideologias. Esse Professor está doutrinado, não consegue pensar por conta própria e repete os chavões aprendidos nas faculdades, por professores doutrinados e doutrinadores.
b) É preciso que os Pais assumam a responsabilidade que lhes é dada. Fiscalizar a Escola, impedir que os filhos sejam doutrinados, deixar claro que os valores e as idéias são passadas pela família, conforme as convicções de cada núcleo familiar e que o Estado não pode impor uma visão de mundo a crianças indefesas.
c) É preciso repensar a educação. Como está hoje a escola doutrina e deseduca. Pior: a escola vem sendo sobrecarregada por diversos assuntos que não são da competência dela mas da responsabilidade dos pais. São temas transversais, transdisciplinares, ou que nome trans se lhes dê, que impedem que a Escola ensine, virando mais catequese vazia e sem sentido.
d) Por último, vale a pena recordar Cecilia Meireles e sua grande obra “Romanceiro da Inconfidência”: “Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”.
Esse site nos informou que Lula CRIOU O MERCOSUL, então ver eles babarem o ovo do porco fedorento não chega a surpreender, é uma prova da etupidez deles.
ResponderExcluir