Poemetos

Um lugar para expressão de tudo quanto vivo -------------------------------------- Permitida a livre reprodução, com citação da fonte.

domingo, 28 de junho de 2009

Dia de São Pedro e São Paulo - Dia do Papa

Hoje a Igreja celebra o dia de São Pedro e São Paulo (na verdade, amanhã, mas a festa é transferida para o Domingo, em razãoda importância dos Apóstolos). Um, São Pedro, foi constituido como Pastor Universal, a pedra sobre a qual seria construida a Igreja Una, Santa e Católica, sinal visível do amor de Deus. Outro, São Paulo, foi constituido pastor dos gentios, missionário entre os pagãos, conquistando almas para a Igreja.
Ambos revelam a essencia da Igreja: Pedro se preocupa com o depósito da fé, quer constituir e sustentar a Igreja: é o Magistério; Paulo se preocupa com a missão, o querigma da Igreja: é a misionariedade. Ambos se fortalecem e se nutrem do evangelho e da tradição.
A Igreja tambem deve se mirar nos dois: vendo Cristo participamos de seu corpo mistico visivel que é a Igreja; participando da Igreja, somos compelidos á missão.
Hoje o Papa, ao encerrar o Ano Paulino, confirmou que os restos do Apostolo Paulo repousam em Roma. Tambem lá, sob o altar da Basilica de São Pedro, repousam os restos mortais de Pedro.
Ambos derramaram seu sangue e participaram do mistério na cidade eterna.
E temos o Papa: nosso doce Cristo na Terra, aquele que carrega sore si o fardo da condução do rebanho, auxiliado pelos bispos de toda a Igreja. A ele hoje devemos confirmar nossa submissão e nossa filiação.
rezemos pois.
Oremos pelo Santo Padre o Papa Bento:
Que o Senhor o santifique, e o dignifique e o faça feliz na terra, e não o entregue nas mãos de seus inimigos.
E que o Senhor o confirme: "Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela".

Language Learning with Livemocha | Learn a Language Online - Free!

Language Learning with Livemocha | Learn a Language Online - Free!

Shared via AddThis